Bibliocanto com fonte de computador


É comum termos equipamentos eletrônicos obsoletos que ocupam espaço e não podem ser descartados no lixo convencional, já que o nosso país ainda engatinha em relação a uma política efetiva de resíduos sólidos. Existem diversas ações que trabalham a perspectiva de apropriação tecnológica, como a Rede MetaReciclagem, nesse sentido, inspirado por essas iniciativas, proponho a reutilização de fontes de gabinetes de computador, equipamento responsável pelo fornecimento de energia elétrica aos componentes de um microcomputador. A carcaça dessas fontes podem ser resistentes bibliocantos e serem utilizados em estantes de bibliotecas.

fonte

Uma vez aberta, podemos usar a carcaça superior, basta desparafusar, como pode ser visto na figura abaixo:

DSCN7423

A parte inferior pode ser usada também, desde que seja retirada a placa, cooler, fios e demais componentes eletrônicos da fonte, porém, devemos dobrar as extremidades com um alicate.

fonte aberta

Essa atividade pode ser desenvolvida em oficinas de hardware em bibliotecas em parceria com o pessoal da informática, assim, ao abrirmos essas “caixas pretas”, podemos discutir aspectos ligados a eletrônica, sustentabilidade, reciclagem e apropriação tecnológica, temáticas transversais que podem fazer a diferencia em projetos de cunho social e educacional.

fonte aberta

Agora vejam como fica legal. Tive essa ideia depois de verificar que os meus livros na estante não ficavam na posição vertical e como eu tinha um monte de sucata de computador em casa, resolvi fazer a brincadeira com o filhote. As crianças e adolescentes adoram desparafusar coisas, ver os fios coloridos, saber como funcionam essas tecnologias, só devemos ter cuidado ao manusear os equipamentos e ferramentas.

bibliocanto metareciclado

Faça você também seu seu bibliocanto metareciclado.