WebLibrarian: plugin WordPress para criação de coleções e empréstimos em bibliotecas


Ao explorar algumas funcionalidades do mais badalado Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, o WordPress, encontrei um plugin muito interessante para automação de bibliotecas. O WebLibrarian é um plugin WordPress que implementa um simples e básico sistema web para criação, manutenção e circulação de itens de um catálogo de bibliotecas. Com essa ferramenta, podemos fazer customizações através de códigos curtos que podem ser adicionados a posts e páginas de um site WordPress e assim criar uma interface para pesquisar e exibir itens da coleção de uma biblioteca.

Para instalar, basta ir na opção “Plugins” do seu site WordPress e escolhar “Adicionar novo” e após a instalação é necessária a configurar uma conta no Amazon Web Services (AWS), que pode ser obtida gratuitamente em aws.amazon.com.

Para saber mais, leia o post a respeito da instalação e configuração e acesse o tutorial em vídeo do plugin.

Espero fazer futuros comentários positivos acerca da ferramenta, pois, só o fato de fazer uso do framework e interface do WordPress já vejo múltiplas possibilidades de aperfeiçoamento. É interessante também movimentar a tradução do plugin e da documentação para pt-br para incentivar o uso nas bibliotecas brasileiras.

Nota: a imagem da bibliotecária de coque e óculos no banner do plugin é de muito mal gosto, além de reproduzir todo uma visão estereotipada da profissão, é questionável a “qualidade artística” do gráfico.